Algumas dicas para melhorar o sinal de GPS do seu Android - Tecnosdroid

Algumas dicas para melhorar o sinal de GPS do seu Android

sinal de GPSA maioria dos smartphones Android vem com um GPS integrado, que permite ao dispositivo usar aplicativos de navegação. O problema é que nem todos os sensores de GPS são integrados da mesma maneira. E especialmente em smartphones mais antigos, o GPS pode deixar de funcionar corretamente. Abaixo você encontra umas dicas para melhorar o serviço do GPS do seu Android.

Como funciona o GPS de um smartphone

O GPS é um serviço de posicionamento global de satélites que o Exército dos Estados Unidos começou a desenvolver em 1973, e desde 1995 pode ser usado publicamente. O serviço começou com 24 satélites, e agora são 31 em órbita. Nossos smartphones se comunicam com esses satélites através de uma antena embarcada no hardware.

Essa antena é controlada através de um driver que o fabricante inclui no sistema operacional. Logo, a qualidade do sinal dependerá de três fatores principais: o número de satélites que estão conectados, a qualidade da antena GPS e a atualização dos drivers no sistema.

Se o seu smartphone tiver um problema sério de conexão e precisão, você precisa entrar em contato com a fabricante para que o hardware ou o software seja corrigido. Agora com relação a conexão, podemos otimizar manualmente.

Selecionar o modo de “Alta precisão”

Para ter o melhor sinal possível, você deve ter em conta que o aparelho consumirá um pouco mais de bateria do que o normal. Lembre-se, portanto, de desativar o modo de “Alta precisão” quando não usar o GPS.

  • Vá até Configurações > Localização e certifique-se de que os serviços de localização estão ativados;
  • Em seguida, clique em “Modo” e ative a “Alta precisão”. Como dito, esse modo consumirá mais bateria, mas irá utilizar todas as redes sem fio disponíveis para obter o melhor sinal.

Algumas dicas para melhorar o sinal de GPS do seu Android 1

Calibrar a bússola

Uma das questões que pode afetar a precisão do seu GPS é uma bússola desregulada. Se for o seu caso, isso significa que o dispositivo está recebendo informações de orientação erradas, o que pode causar problemas quando se usam apps de navegação. Felizmente a solução é fácil: basta calibrar a sua bússola.


Para isso, baixe um aplicativo como o GPS Status & Toolbox, puxe o menu na lateral esquerda e depois clique em Calibrar a bússola. Depois de girar o aparelho (lentamente) duas vezes ao redor dos seus 3 eixos, clique em OK e a bússola estará calibrada.

Veja Também:   Como extrair APKs de aplicativos instalados no Android

Algumas dicas para melhorar o sinal de GPS do seu Android 2

GPS Status & Toolbox
GPS Status & Toolbox
Developer: EclipSim
Price: Free+

Redefinir os dados do GPS

Algumas vezes o seu dispositivo pode ficar “preso” a certos satélites de GPS, mesmo que não estejam mais ao alcance, e isso pode levar a um sinal fraco ou mesmo inexistente. Uma boa solução é apagar os seus dados do GPS e recomeçar a coleta de informação do zero.

Novamente o aplicativo GPS Status & Toolbox é uma boa ferramenta para a operação. Basta ir a Ferramentas > Gerenciar estado do A-GPS e clicar em Redefinir para resetar os dados, e depois em Baixar para recomeçar a coletar as informações de localização. A desvantagem é que essa solução não é permanente, e talvez seja preciso repetir o processo de tempos em tempos.

Algumas dicas para melhorar o sinal de GPS do seu Android 3

Identificar os satélites de GPS

Com outro aplicativo, o GPS Essentials, você pode identificar os satélites de que o seu dispositivo coleta as informações de localização.

GPS Essentials
GPS Essentials
Developer: mictale.com
Price: Free

Após baixar o aplicativo, clique me Satellites e você verá quantos satélites estão ao alcance do dispositivo e quantos ele realmente usa. Se estiver sem sinal, o app também indica se existe algum problema de software/hardware ou se você está realmente fora do alcance no momento.

Algumas dicas para melhorar o sinal de GPS do seu Android 4

Flashear uma nova ROM

Se os métodos acima não funcionarem, pode ser a hora de instalar uma nova ROM em seu dispositivo. Alguns firmwares não interagem bem com os sensores de GPS, e uma nova ROM pode tornar o sinal mais preciso. Para o processo, você precisará de um smartphone desbloqueado e rooteado (confira os diversos tutoriais do nosso fórum sobre como fazer root). Verifique também se existe uma ROM específica que resolva os problemas do seu GPS. E não se esqueça de fazer um backup dos seus dados antes de flashear uma nova ROM.


Quer baixar Aplicativos e Jogos pagos totalmente de graça? 

Clique nesse link e divirta se 

Silva
21/10/2017 - 22:11
Deixe seu comentário