Como fazer um adaptador otg caseiro tutorial passo a passo - Tecnosdroid

Como fazer um adaptador otg caseiro tutorial passo a passo

Quais as vantagens do adaptador OTG USB

Uma vantagem notável do cabo OTG caseiro é permitir que dispositivos externos de armazenamento de dados ( pendrive, HD Externo…) forneçam memória extra para o telefone ou tablet. Embora o suporte do Android para USB OTG esteja se tornando o padrão com modelos atuais e os modelos futuros, a maioria dos dispositivos  não possui uma porta host USB padrão, que é responsável por possibilitar conexões USB. 

Existem algumas opções disponíveis – como comprar um cabo mini USB OTG – mas são bastante caras! Felizmente, tenho um tutorial que mostra como alterar um cabo mini ou micro USB padrão, com baixo custo, para uso OTG USB. Agora, antes de começar, certifique-se de prosseguir com cuidado e verifique se o recurso do OTG está disponível para o seu dispositivo Android.

O que você precisará para criar um cabo OTG caseiro

Você precisará de um cabo Micro USB (Macho), uma porta USB fêmea (pode arrumar uma tirando de qualquer carregador velho), um canivete, solda e cola quente e cerca de 30 minutos do seu tempo.

O que vamos criar: Um adaptador Host/OTG que servirá para ligar os Smartphone ou Tablets, aos mais diversos dispositivos como: periféricos HUB USB, teclados, mouse, pendrives, modems USB…

Acha difícil? Então você pode optar por comprar um adaptador deste tipo( que não é tão barato). Ou você pode transformar, um cabo USB normal, que cada dispositivo traz de fabrica (mini/micro USB – USB), num adaptador Host/OTG. Há sim… tava esquecendo, o seu sistema operacional deve suportar adaptadores USB OTG. Agora sim vamos para prática:

Veja Também:   O que fazer quando seu celular começa a travar? Veja seis soluções

Passo 1 – A primeira coisa que iremos fazer é abrir (com cuidado!) o cabo mini/micro USB.  Vá com calma para que os contatos elétricos do cabo USB não sofra nenhum dano:

Como fazer um adaptador otg caseiro tutorial passo a passo 1

Passo 2 – No diagrama esquemático podemos observar que o cabo MicroUSB aberto tem cinco pinos, mas apenas quatro estão ligados.

Como fazer um adaptador otg caseiro tutorial passo a passo 2

Esta imagem representa um adaptador macho micro USB.

  • Pino 1: VCC
  • Pino 2: Dados
  • Pino 3: Dados
  • Pino 4:  Não LIGADO
  • Pino 5: Terra

Etão sabendo disso o que precisamos fazer é sodar o quarto e quinto pino, como mostra o esquema seguinte. Não se esqueçam de isolar bem os contatos. 


Como fazer um adaptador otg caseiro tutorial passo a passo 3

Como fazer um adaptador otg caseiro tutorial passo a passo 4

Esta imagem representa um cabo macho micro USB OTG.

Depois teremos que sodar as pontas dos fios que sobraram do Micro USB macho nos contatos do conector USB fêmea ficando assim:

Como fazer um adaptador otg caseiro tutorial passo a passo 5

Passo 3 – Depois de ter feito todos os passos acima, provavelmente seu adaptador OTG caseiro ficará parecido com isso:

Como fazer um adaptador otg caseiro tutorial passo a passo 6

E, finalmente temos o cabo  On-The-Go pronto!!!

Quando ligamos um pendrive ao Android ou outros dispositivo USB via nosso cabo OTG caseiro, podemos confirmar se ele esta funcionando em Definições > Armazenamento la você vai ver se o dispositivo foi  reconhecido.

Espero que este tutorial lhe tenha sido útil, em caso de duvida ou sugestões aproveitem e deixem nos comentários. 


Quer baixar Aplicativos e Jogos pagos totalmente de graça? 

Clique nesse link e divirta se 

Nascimento
27/03/2018 - 12:24
Deixe seu comentário