Google vai atualizar a linha Pixel por três anos - Tecnosdroid

Google vai atualizar a linha Pixel por três anos

Em um mundo atual onde marcas abandonam sem update aparelhos que acabaram de ser lançados, a Google lançou um desafio: anunciou que irá manter os novos Pixel 2 e Pixel 2 XL atualizados por mais três anos, até 2020.

A informação está disponível na página oficial dos aparelhos no site da Google. Nas especificações técnicas dos smartphones Pixel 2, a Google informa que “as atualizações de software e segurança do Pixel são oferecidas por três anos”.

google android pixel

Normalmente, a Google costuma oferecer dois anos de updates de sistema para seus aparelhos próprios, como os primeiros Pixel e a linha Nexus. Já as atualizações de segurança são fornecidas pelos atuais três anos, e devem continuar assim também.

E até 2020 a Google também oferecerá upload ilimitado de fotos em alta qualidade para seu serviço Google Photos aos proprietários dos novos Pixel 2. Ou seja, qualquer foto que o usuário desejar, seja tirada com um Pixel 2 ou não, será subida sem compressão para o serviço. O mesmo vale para vídeos.

Após esse ano, apenas as fotos e vídeos capturadas com os aparelhos Pixel 2 terão esse benefício. Outras fotos serão redimensionadas para os tradicionais 16 megapixel, e os vídeos para Full HD, como já acontece hoje com qualquer pessoa que queira usufruir do armazenamento ilimitado gratuito.

Tendência será seguida?

A atitude da Google é louvável, e esperamos que seja até estendida por mais anos futuramente. O que fica de maior questionamento é saber se essa novidade será seguida por outros fabricantes, que obviamente possuem linhas maiores de aparelhos.


Praticamente todas as empresas que utilizam o sistema móvel Android em seus smartphones têm como maior reclamação por parte dos usuários o abandono de suporte aos aparelhos que lançam, às vezes menos de um ano depois de terem sua comercialização iniciada.

A não atualização de seus produtos muitas vezes está ligada ao excesso de aparelhos lançados em pouco espaço de tempo, bem também como à obsolescência programada (escrevi mais sobre isso em um artigo esses dias). Manter aparelhos atualizados dá trabalho e depende de hardware durável (física e comercialmente).

É preciso haver um equilíbrio entre querer que os consumidores troquem seus aparelhos por novos o quanto antes e o suporte oferecido aos clientes que desejam ficar com seus smartphones por mais tempo, e eu acredito que a adoção de uma janela de três anos para updates seria um bom começo para isso. Se já abarcasse aparelhos topo de linha e intermediários premium, muitos usuários se sentiriam menos lesados.

Google vai atualizar a linha Pixel por três anos 1

Apple ainda bate fácil essa marca

Logicamente, é bom lembrar que mesmo com três bons anos de updates, a Google ainda não consegue bater a Apple em longevidade de aparelhos. Agora em 2017, a empresa da maçã anunciou a sua nova versão de sistema operacional móvel, o iOS 11, e esse abrangeu uma boa quantidade de dispositivos da marca.

O mais antigo a receber  iOS 11 é o iPhone 5S, lançado em 2013. Isso equivale a cinco anos de updates contínuos por parte da Apple, e é também por isso que vemos muitos usuários com smartphones mais antigos da marca. Será que a Google ou outra fabricante conseguirá atingir essa mesma marca longeva?

Logicamente, com uma linha que possui praticamente apenas aparelhos topo de linha e uma fabricação exclusiva isso fica muito mais fácil, mas as fabricantes que usam Android precisam pensar em uma solução parecida.

Veja Também:   Pagar com Google chegar ao Brasil: Veja como funciona o recurso

Quer baixar Aplicativos e Jogos pagos totalmente de graça? 

Clique nesse link e divirta se 

Silva
07/10/2017 - 17:49
Deixe seu comentário