Jogos hospedados na Play Store escondem trojans que roubam informações de usuários - Tecnosdroid

Jogos hospedados na Play Store escondem trojans que roubam informações de usuários

Jogos hospedados na Play Store escondem trojans que roubam informações de usuários

Os pesquisadores de segurança da fornecedora russa de antivírus Doctor Web relataram que uma série de aplicativos mal intencionados disfarçados de jogos para Android estão presentes na loja da Google.

Nomeado como Android.Xiny.19.origin, o novo malware age como um cavalo de Troia, executando um código malicioso escondido dentro das imagens depois que os aplicativos são baixados em um dispositivo. O trojan é projetado para “fazer o download, instalar e executar programas ao receber um comando” de hackers.

Incorporado em mais de 60 jogos funcionais, os apps mal intencionados são distribuídos através da Google Play sob os nomes de mais de 30 desenvolvedores de jogos. Entre eles, estão Conexagon Studio, Fun Color Games, BILLAPPS, e muitos outros.

Devido a essa variação, um usuário não terá nenhuma maneira de suspeitar, uma vez que os aplicativos funcionam perfeitamente como qualquer outro, exceto pela coleta indesejada de dados e instalação de mais malware enquanto o usuário está ocupado jogando.

De acordo com o relato, o malware é capaz de obter as seguintes informações:


  • Identificador IMEI e endereço MAC do aparelho
  • Versão e idioma do sistema operacional
  • Nome da operadora de rede móvel
  • Informações sobre acessibilidade do cartão de memória
  • Nome da aplicação na qual o trojan está incorporado
  • Detalhes sobre este aplicativo na pasta do sistema
Veja Também:   Acelerando a conexão 3G do seu Android

A maior ameaça deste malware Android não é apenas a obtenção de dados do dispositivo e do usuário, mas a capacidade de baixar e executar dinamicamente arquivos APK arbitrariamente ao comando dos ciber-criminosos. Ele pode executar funções maliciosas, como download de software e excluir aplicativos sem o conhecimento do usuário, quando o acesso root está disponível.

Enquanto os usuários não têm nenhuma maneira de detectar se eles devem “confiar” em um app na Play Store, e ainda mais agora sabendo que estes jogos parecem ter passado pela linha de segurança da Google sem muitos problemas, um truque simples faz o papel de melhorar a segurança: desativar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Fontes e citações:

Editor: Maiesque

Fonte: Este Post é uma parte resumida do conteúdo original encontrado no site: Tudocelula.com

Imagens: Google

Trabalhe conosco! clique aqui e saiba mais.



Quer baixar Aplicativos e Jogos pagos totalmente de graça? 

Clique nesse link e divirta se 

Nascimento
08/02/2016 - 17:54
Deixe seu comentário