KRACK: Falha em protocolo WPA2 deixa redes WI-FI vulneráveis - Tecnosdroid

KRACK: Falha em protocolo WPA2 deixa redes WI-FI vulneráveis

wi-fiO meu, o seu, o nosso Wi-Fi de cada dia pode estar mais vulnerável do que nunca. Sim, a semana começa com a notícia de que o protocolo de segurança mais popular da atualidade, o WPA2, está comprometido. O ataque funciona contra redes Wi-Fi pessoais e corporativas, tanto contra o WPA, que é mais antigo, quanto o padrão WPA2, o mais recente.

A falha recebeu o nome do ataque, que é Krack, abreviação para “Ataques de Reinstalação de Chave”, na tradução livre do inglês. A descoberta é de Mathy Vanhoef, funcionário da empresa belga de segurança online Imec-Distrinet, que já colocou algumas informações disponíveis no site Krack Attacks.


Como funciona o Krack?

A Krack permite que o cibercriminoso engane a vítima para reinstalar uma chave de criptografia já em uso e, dessa forma, tenha acesso ao conteúdo protegido desse usuário. Ou seja, os invasores podem espiar o tráfego de dados entre computadores, tablets e smartphones e pontos de acesso à internet sem fio, ou seja, via Wi-Fi, como roteadores e modens sem fio. A pesquisa descobriu que os sistemas operacionais Android, Linux, macOS, Windows, OpenBSD, MediaTek, Linksys e outros são afetados por alguma variante desses ataques. 

Concretamente, o que Vanhoef diz é que cibercriminosos podem usar esta técnica de ataque para roubar informações confidenciais, como números de cartão de crédito, senhas, mensagens de chat, e-mails, fotos e assim por diante. O ataque funciona contra todas as redes modernas de Wi-Fi protegidas por WAP. Dependendo da configuração da rede, segundo o pesquisador, é também possível colocar e manipular dados, ransomware ou outro tipo de malware.

O que fazer para se proteger do Krack?

Por enquanto, não há muito o que fazer. E usar o protocolo WPA2 é melhor do que nada. Alterar a senha da sua rede também Wi-Fi não impede um ataque. O que você pode e deve fazer sempre é se certificar de que todos os seus dispositivos estão atualizados e atualizar o firmware (software operacional do aparelho) do seu roteador. Para isso, consulte o manual do seu roteador para realizar o procedimento. 


Quer baixar Aplicativos e Jogos pagos totalmente de graça? 

Clique nesse link e divirta se 

Veja Também:   USB Mass Storage Razr D3
Silva
17/10/2017 - 17:21
Deixe seu comentário