O que é ROOT, vantagens e desvantagens de fazer root no Android - Tecnosdroid

O que é ROOT, vantagens e desvantagens de fazer root no Android

Fazer root no Android – O que é root exatamente?

Root é um processo derivado de sistemas Linux e Android, também aplicadas para obter direitos de superusuário e, assim, ter acesso ilimitado ao sistema e o direito de modificá-lo da sua maneira por desenvolvedores reais. A primeira coisa que você precisa estabelecer é se você realmente quer mudar seu smartphone radicalmente. Se é o que deseja, nós vamos mostrar todos os prós e contras.

Obtendo permissões de root 

Os smartphones Android oferecem inúmeras possibilidades de personalização superficial, porém se quisermos possuir um dispositivo único e fazê-lo funcionar em todo o seu potencial, devemos modificar o sistema em profundidade. Para fazer isso, o primeiro passo é obter permissões de root. 

Como root funciona?

O root permite que você tenha mais permissões do que outras pessoas que usam o mesmo celular, mas para fazer isso, você precisa alterar o sistema. Para fazer root no android, você precisa instalar um firmware com este tipo de privilégios ou um sistema totalmente novo ou, pelo menos, o kernel do sistema operacional. O processo para fazer root varia dependendo da marca e de cada versão do Android que equipa o dispositivo. 

 Primeiro de tudo, evite bloquear o fabricante e instalar um novo software de bootloader. Em alguns dispositivos, ele é bloqueado e não permite que o usuário instale outros sistemas operacionais além do já fornecido. Como fazer então? Basta desbloquear o bootloader, instalando uma recuperação personalizada (TWRP /CWM) que permite que você instale o que quiser. Em outros casos, o bootloader pode ser desbloqueado diretamente com o ADB em um computador.

Ao fazer essa manipulação, o estado inicial do dispositivo é alterado, causando problemas com a garantia do aparelho. Mas na maioria dos casos o processo de root é reversível e você pode restabelecer os valores de fábrica instalando a ROM oficial novamente.

Por que os novos dispositivos não oferecem acesso root?

 Para evitar danos. Imagine que um aplicativo malicioso ofereça automaticamente root, seria capaz de danificar o sistema. O Google adotou um sistema de permissões e condições válidas para todos os fabricantes que desejam oferecer a Play Store pré-instalada em seus dispositivos. Para quem ainda não sabe, os smartphones do Google aparecem entre os dispositivos mais fáceis de fazer root.

Você perde a garantia quando você faz root?

 Você certamente já ouviu falar que, ao fazer root, você perde a garantia do telefone, mas isso não é totalmente verdade.

Veja Também:   Como fazer root no Motorola Moto G3 (3ª geração) fácil!

Em suma, se o problema que apresenta o seu smartphone não tem nada a ver com root, você pode dormir em paz. No entanto, se você não souber o motivo pelo qual você precisou levar seu smartphone a um técnico, é recomendável trazê-lo de volta aos valores de fábrica e fazer um flash da ROM original. Quem possui um Samsung prestar atenção, os técnicos são instruídos ​​a verificar se houve flash ou não.

Precauções e medidas a tomar antes de fazer root no android

Lembre-se de que a primeira coisa a fazer é o backup de todos os seus dados. Salve fotos, vídeos, contatos e arquivos de qualquer tipo em qualquer lugar no seu PC ou em nuvem, para você não perdê-los durante o procedimento. Alguns smartphones também têm o bootloader bloqueado e não permitem obter permissões de root sem primeiro desbloqueá-lo.

Para que serve root?

Como dito acima, com root você terá controle total do seu smartphone Android (quem não gostaria?). Este controle permitirá que você instale ROM’s personalizadas, remova aplicativos não utilizados ou bloatware, faça uma cópia completa dos dados através, por exemplo, do Titanium Backup, e use um número infinito de aplicativos que requerem permissões de root.

Receberei atualizações oficiais depois do root?

Sim e não. Um dispositivo com root não receberá atualizações via OTA (O ver The Air) remotamente com uma notificação enviada diretamente do centro de atualizações. Isso não quer dizer que você não poderá instalar as atualizações de software, basta faze-las manualmente.

Problemas causados ​​pelo root

Infelizmente, o processo de root nem sempre sairá  bem-sucedido. Às vezes, os problemas podem ser determinados por um arquivo corrompido, outros por um erro no procedimento. Por isso, sempre lembramos que você deve se informar bem antes de fazer root em seu celular e seguir cuidadosamente todas as etapas.

ATENÇÃO! Se você já fez tudo o que descrevi acima e entrou neste artigo porque esta procurando uma maneira que permita remover o root e deixar o dispositivo como novo, então clique no link abaixo. 

Respondemos a todas as suas perguntas e esclarecemos suas dúvidas? Caso contrário, deixe um comentário abaixo! 


Quer baixar Aplicativos e Jogos pagos totalmente de graça? 

Clique nesse link e divirta se 

Nascimento
26/03/2018 - 07:42
Deixe seu comentário